quarta-feira, 19 de junho de 2013

AVESTRUZ – Mário Prata ( Profª Dirce Rarumi)


AVESTRUZ – Mário Prata

9 aulas

Atividade proposta para alunos do 6º ano.

                                                          SONDAGEM

 

1-(aula)    O que é uma crônica? Quais as características específicas que os textos têm que ter para que possamos enquadrá-los este no gênero crônica? O que diferencia da fábula e do conto? Retomar as particularidade de cada gênero citado e compará-las.

1- (aula)   Realizar uma leitura compartilhada na qual o professor fará pausas estimulando os seus alunos com questões do tipo:  É comum esse presente? Por que a culpa é de quem conta o fato? O que levou a criança a querer esse tipo de ave? Não seria mais fácil criar um animal doméstico em casa? Será que um avestruz é tão carinhoso como cachorros e gatos? (Enfatizar o aspecto humorístico do texto a partir da entonação).

1- (aula)  Após  levantado esses questionamentos inicias, retomar a discussão: Qual é o gênero do texto lido? Por quê? Localizar informações que comprovem o gênero identificado.

1- (aula)  Construção  de uma ficha organizativa( título, autor, publicação, assunto narrado, personagens, espaço e tempo).

                                                     INFERÊNCIA S

1- ( aula)  Por que o menino só muda de ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentares da ave?         Você agiria da mesma forma? Como lidar com o diferente? Imagine a situação que se encontraria você com um mês de moradia de um avestruz em sua casa.

2  (aulas)  Dialogando com outros manifestações linguísticas: Filme: “ Os pinguins do papai “ intertextualidade: habitat de um se transformando no outro.

1 (aula)  Produção textual  “Uma tarde com um animal inusitado . Recuperar as duas situações  apresentadas, espelhando-se na vivência que o personagem do filme teve com os pinguins, e o que o menino da crônica poderia ter se tivesse ganhado o avestruz de presente.

1 (aula) correção individual e devolutiva para socializar as diferentes perspectivas construídas por nossos alunos.

Ilustração (exposição em mural)
1 (aula) através da artes produzir um boneco dos animais citados

Nenhum comentário:

Postar um comentário