AVESTRUZ – Mário Prata
9 aulas
Atividade proposta para alunos do 6º ano.
SONDAGEM
1-(aula) O que é
uma crônica? Quais as características específicas que os textos têm que ter
para que possamos enquadrá-los este no gênero crônica? O que diferencia da
fábula e do conto? Retomar as particularidade de cada gênero citado e
compará-las.
1- (aula) Realizar
uma leitura compartilhada na qual o professor fará pausas estimulando os seus
alunos com questões do tipo: É comum
esse presente? Por que a culpa é de quem conta o fato? O que levou a criança a
querer esse tipo de ave? Não seria mais fácil criar um animal doméstico em
casa? Será que um avestruz é tão carinhoso como cachorros e gatos? (Enfatizar o
aspecto humorístico do texto a partir da entonação).
1- (aula) Após levantado esses questionamentos inicias,
retomar a discussão: Qual é o gênero do texto lido? Por quê? Localizar
informações que comprovem o gênero identificado.
1- (aula)
Construção de uma ficha
organizativa( título, autor, publicação, assunto narrado, personagens, espaço e
tempo).
INFERÊNCIA S
1- ( aula) Por que o
menino só muda de ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentares da
ave? Você agiria da mesma forma? Como
lidar com o diferente? Imagine a situação que se encontraria você com um mês de
moradia de um avestruz em sua casa.
2 (aulas) Dialogando com outros manifestações
linguísticas: Filme: “ Os pinguins do papai “ intertextualidade: habitat de um
se transformando no outro.
1 (aula) Produção
textual “Uma tarde com um animal
inusitado . Recuperar as duas situações
apresentadas, espelhando-se na vivência que o personagem do filme teve
com os pinguins, e o que o menino da crônica poderia ter se tivesse ganhado o
avestruz de presente.
1 (aula) correção individual e devolutiva para socializar
as diferentes perspectivas construídas por nossos alunos.
Ilustração (exposição em mural)
1 (aula) através da artes produzir um boneco dos
animais citados
Nenhum comentário:
Postar um comentário