Textos analisados no curso, Melhor Gestão Melhor Ensino:
Pausa de Moacir Scliar, O Avestruz de Mário Prata e Meu primeiro beijo de Antonio Barreto.
Uma atividade diferenciada para trabalharmos esse texto é usarmos o teatro, pode-se fazer uma pequena encenação do texto todo ou de partes dele. Podemos por exemplo teatralizar só o sonho, ou só a parte em que chega ao hotel, sua saída de manhã. E a cada enquetezinha fazemos uma intervenção explicando e ajudando os alunos a inferirem suas ideias no texto. Caso nenhum aluno em sala queira fazer a atividade por serem tímidos ou qualquer outra coisa, podemos nós mesmos teatralizar o texto, afinal somos meio artistas não somos. Mas se você professor também não se da bem com teatro então use a atividade abaixo:
Pausa de Moacir Scliar, O Avestruz de Mário Prata e Meu primeiro beijo de Antonio Barreto.
Uma atividade diferenciada para trabalharmos esse texto é usarmos o teatro, pode-se fazer uma pequena encenação do texto todo ou de partes dele. Podemos por exemplo teatralizar só o sonho, ou só a parte em que chega ao hotel, sua saída de manhã. E a cada enquetezinha fazemos uma intervenção explicando e ajudando os alunos a inferirem suas ideias no texto. Caso nenhum aluno em sala queira fazer a atividade por serem tímidos ou qualquer outra coisa, podemos nós mesmos teatralizar o texto, afinal somos meio artistas não somos. Mas se você professor também não se da bem com teatro então use a atividade abaixo:
Oficina 2 – Olhar apurado para a diversidade
Texto “Pausa” Moacyr Scliar, duração da atividade, uma aula.
Procedimentos antes
da leitura.
Conhecimentos prévios sobre o autor
1-Quem é Moacyr Scliar? Que outros textos ele já
escreveu? A crônica em questão foi
escrita em 1963, qual o contexto histórico? Explique também se os alunos sabem
o que um escritor ou um jornalista faz de verdade.
2-Que tipo de pausa o titulo sugere?
Procedimentos durante
a leitura
1-“- Todo domingo, tu sais cedo...” Nesse trecho a esposa
deixa claro que o marido sai todo domingo de manhã, onde vocês imaginam que ele
vai?
2-”... a mulher apareceu, bocejando:...” “A mulher coçava a
axila esquerda.”, observando esses trechos temos uma visão diferente da mulher,
como será que ela era de verdade? Que imagem vocês fazem da mulher?
3-“- Vais sair de novo Samuel?”, ”-Ah! Seu Isidoro!...”
Esses trechos mostram que o protagonista da nossa crônica, trocava o nome
quando chegava ao hotel. Por que ele fez isso?
4-Paramos a crônica no 18º parágrafo, e questionamos o
final, deixemos que os alunos façam as inferências que quiserem, podemos anotar
na lousa tudo que disserem mesmo os questionamentos anteriores, e depois
continuamos a leitura.
Procedimentos após a
leitura.
1-O que a atitude de Samuel/Isidoro nos demonstra? Por que
ele vai ao hotel “dormir”?
2-Levando-se em consideração o ano, 1963, em que a crônica
foi escrita e o contexto histórico da época, reflita sobre o sonho de Samuel.
Uma dica após fazermos essa atividade é pedir para um aluno
ler o texto todo outra vez só para garantir uma sequência de raciocínio.
O texto avestruz de Mário Prata, é muito divertido. É um
texto muito bom para trabalharmos com uma quinta ou sexta série (sexto ou
sétimo ano), pois é uma faixa etária onde cabe muita inferência. Eu trabalharia
com o texto somente para instigar a leitura, somente para prazer, deixar que
eles comentem o que quiserem, faria dessa forma:
Texto: O Avestruz de Mário Prata
A atividade deve começar chamando a atenção deles para o
objeto de desejo, o avestruz, eu faria um boneco marionete usando:
Três bolas de isopor ou coisa semelhante, uma bola grande de isopor,
uma bola pequena de isopor, e uma bola média de isopor, lembrando que as bolas
de isopor são vendidas por números assim fica fácil ver os tamanhos e ela
também podem ser separadas ao meio, usaria também uma corda ou um barbante
grosso, algumas penas cola quente, dois pedaços de madeira para amarrar os
barbantes.
Você começa usando a bola pequena faça um cone de cartolina
para ser usado como bico, e faça também dois olhos, cole tudo junto com alguma
pena na cabeça.
Com a bola grande você cola pena, ou desenha penas nas
laterais e penas na parte de trás imitando o rabo do avestruz.
A bola média pode ser separada ao meio para usarmos como os
pés ou patas do avestruz.
Ligamos tudo como os barbantes, amarramos o topo da cabeça e
os pés com uma linha fina e depois amarramos a outra ponta nas madeiras. As madeiras
devem ser coladas em cruz, depois é só manipular, o seu marionete deve ficar:
Assim
Agora caro
colega imagine a carinha do seu aluno quando você entrar na sala de aula com
esse bichinho são esses momentos que a faz a mágica acontecer. Tenho certeza
que eles vão ficar bem empolgados com a marionete e com a história.
Se preferir pode pegar uma meia calça usada cortar uma das
pernas e fazer olhos na parte dos pés, como aqueles antigos fantoches de meia,
pode colar um bico, penas e vesti-la em uma das mãos, pronto outra maneira de
fazer a mágica acontecer. Bem isso é o que eu faria, encantaria as crianças,
faria com que elas sentissem a mágica da literatura, das histórias, faze-lás viajar
sem sair do lugar, pense bem isso não seria incrível.
MEU PRIMEIRO BEIJO
Esse texto é muito bom para ser trabalhado com uma sala de
nono ano (oitava série) ou primeiro do ensino médio. Ele trás um pouco da experiência
do primeiro beijo, do frio da barriga, o suor nas mãos, o coração acelerado, a
respiração ofegando, lembram-se disso? Pois é esta a sensação que o aluno
precisa sentir ao ler esse texto. Tudo bem com os alunos dançando funk
escandaloso nos dias de hoje, é mais difícil ter esses sentimentos. Mas espera
ai será que não da para juntarmos as duas coisas, que tal pedir para a garotada
fazer um RAP com isso, lembrando que esse gênero esta nas apostilas e até no currículo
do estado.
Essa atividade pode ser feita em duas aulas:
Na primeira aula podemos colocar na lousa o que eles
sentiram no primeiro beijo, ou se já tiveram um primeiro beijo. Depois fazemos
a leitura, podemos nós professores fazermos uma primeira leitura dando ênfase em
pontos que queremos trabalhar, por exemplo:
O contexto histórico, a historia se passa em 1977 época em
que aconteciam muitas mudanças e os jovens estavam vivendo ainda uma ditadura. Tudo
era censurado.
Podemos discutir ainda sobre essas sensações que estão
descritas no texto. Podemos traduzir o trecho “... acelera o coração de 70 para
150 batidas por minuto...”, como o frio na barriga ou o calorzinho descrito
pelo autor.
Podemos contar uma experiência de algum amigo ou amiga, não
acho bom contar a sua, pois pode confundir com intimidade, daí a ideia de
contar a experiência do amigo. Podemos então no final propor a produção do RAP
do primeiro beijo.
Na segunda aula podemos ouvir as musicas e ate grava-las,
deixar no arquivo da escola ou postar nos blogs, isso iria dar um
reconhecimento e tanto para eles.
Bem essas são minhas ideias sobre os textos, a maneira como
eu trabalharei com eles espero que ajude algum colega em seu trabalho também.
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