quarta-feira, 19 de junho de 2013

Texto Pausa- Moacyr Scliar ( Profª Dirce Rarumi)

  
Texto Pausa- Moacyr Scliar

Alunos 7º Ano

6 aulas

Sondagem

O que o título “Pausa” do texto sugere a você? Sobre o que o texto pode tratar? A qual gênero textual pertence o texto? Que tipo de pausa o texto refere? A crônica relata um fato do cotidiano, como você acha que será descrita as ações, sabendo que esse texto foi escrito em 1963?

Mostrar o texto aos poucos e fazer intervenções, localização de implícitos. O que se entende pela fala:  “todos os domingos tu sais cedo” . No decorrer da narrativa há marcas de passagem de tempo, você diria que se trata de um breve intervalo de tempo? Não há tempo definido, ocorre no período da manhã?  Há intervalo, cerca 12 minutos? Qual é o foco narrativo do texto?

Transcreva do texto a passagem em que autor descreve o local ao qual a personagem se dirige para sua “pausa”. No trecho “ Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas corriam. As palavras em negrito se referem a: lugares a esmo? Parte de corpo humano? Acidente geográficos, utilizados de forma conotativa ou denotativa? Lugar de perseguição.

Porque a personagem fazia uma “pausa”, qual a finalidade dela? Qual o questionamento da esposa, em relação às saídas do marido, aos domingos?

Exibição do trecho do filme CLICK, que semelhanças existem entre a personagem  Samuel / Isidoro do texto pausa a personagem Michael do filme? Ilustrar o sonho da personagem principal.

Perguntar aos alunos: “vocês conhecem um texto, obra, música, que lembram a crônica em estudo”?

Fazer uma relação com a obrar “ Alice no País das Maravilhas”, na qual  personagem, também encontra em uma situação rotineira, e faz uma “pausa”, na qual ela embarca ao País das Maravilhas (trabalhar o início e o final da narrativa ” Alice na País das Maravilhas”

Após a leitura do texto, quais valores morais você atribui a Samuel? Produzir uma notícia de jornal a partir dos acontecimentos do texto.

Avaliação. Montar um jornal mural com as notícias produzidas pelos alunos, produto final da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário