Texto Pausa- Moacyr Scliar
Alunos 7º Ano
6 aulas
Sondagem
O que o
título “Pausa” do texto sugere a você? Sobre o que o texto pode tratar? A qual
gênero textual pertence o texto? Que tipo de pausa o texto refere? A crônica
relata um fato do cotidiano, como você acha que será descrita as ações, sabendo
que esse texto foi escrito em 1963?
Mostrar o
texto aos poucos e fazer intervenções, localização de implícitos. O que se
entende pela fala: “todos os domingos tu
sais cedo” . No decorrer da narrativa há marcas de passagem de tempo, você
diria que se trata de um breve intervalo de tempo? Não há tempo definido,
ocorre no período da manhã? Há
intervalo, cerca 12 minutos? Qual é o foco narrativo do texto?
Transcreva do
texto a passagem em que autor descreve o local ao qual a personagem se dirige para
sua “pausa”. No trecho “ Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio montado a cavalo. No
quarto abafado ressoava o galope. No planalto
da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas corriam. As
palavras em negrito se referem a: lugares a esmo? Parte de corpo humano?
Acidente geográficos, utilizados de forma conotativa ou denotativa? Lugar de
perseguição.
Porque a
personagem fazia uma “pausa”, qual a finalidade dela? Qual o questionamento da
esposa, em relação às saídas do marido, aos domingos?
Exibição do
trecho do filme CLICK, que semelhanças existem entre a personagem Samuel / Isidoro do texto pausa a personagem
Michael do filme? Ilustrar o sonho da personagem principal.
Perguntar aos
alunos: “vocês conhecem um texto, obra, música, que lembram a crônica em
estudo”?
Fazer uma
relação com a obrar “ Alice no País das Maravilhas”, na qual personagem, também encontra em uma situação
rotineira, e faz uma “pausa”, na qual ela embarca ao País das Maravilhas
(trabalhar o início e o final da narrativa ” Alice na País das Maravilhas”
Após a
leitura do texto, quais valores morais você atribui a Samuel? Produzir uma
notícia de jornal a partir dos acontecimentos do texto.
Avaliação.
Montar um jornal mural com as notícias produzidas pelos alunos, produto final
da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário