domingo, 16 de junho de 2013

"MEU PRIMEIRO BEIJO"
-Público alvo - alunos 9º ano
1- Inicialmente, sondagem do título:
O que ele sugere? Que tipo de beijo: Beijo de amigo? Namorado/a? Amigo/a? Pai/mãe?
Como imaginam esse beijo? Inocente? Quente?
2- Leitura do texto pelo professor,pausando e fazendo indagações de acordo com o trecho:
Quem seriam os protagonistas?  Qual o tipo de envolvimento entre eles?
Qual a idade deles?  Em que série/ano estão? Como você sabem disso? Que elementos do
 texto fizeram essa indicação? Que matérias/disciplinas são sugeridas pelo texto? Em que
 época estão? O texto relata um contexto contemporâneo?  Qual a diferença entre namorar e
 ficar? Eles namoram ou estão ficando? Como você sabe isso?
 Qual a situação socioeconômica e cultural pode ser sugerida pelo curso de inglês e pelo transporte utilizado?
3- Verificação do vocabulário.
Nesse momento há a possibilidade de se trabalhar a interdisciplinaridade, esclarecendo vocabulário específico(Química e Biologia).  Tal pesquisa pode ser feita na sala do "Acessa Escola"
4- Levantamento da tipologia textual,  sugerida pelos elementos do texto.
Que características o texto nos apresenta? Quais são os elementos desse gênero textual presentes em "Meu Primeiro Beijo"?
5- Pesquisa (Acessa Escola):
Quais os tipos de beijo existentes, considerando diferenças religiosas, culturais, relacionamento entre os envolvidos? Existe beijo proibido? Beijo que indique traição?
6- Ilustração dos tipos de beijo mencionados no item 5.Também na sala do "Acessa Escola"
Qual se encaixa melhor com "Meu Primeiro Beijo"
7- Produção textual:
Podemos trabalhar algumas produções de texto: rescrita com mudança de foco narrativo, e/ou
produção de um relato pessoal com o tema proposto.
8-Há também a possibilidade de se criar um diálogo entre as personagens, durante o percurso de ônibus, podendo ser usado posteriormente como uma dramatização.
9 - Sugestâo de filme "Meu Primeiro Amor"
sugestão de música "Beija Eu
sugestão de aula professora Marisa Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário