terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento da Dirce Rarumi sobre leitura e escrita

A leitura entrou na minha vida como uma magia, minha querida mãe, veio do Japão, já adulta, tinha dezessete anos, logo que chegou aqui se casou, não falava português. Eu lembro-me, ainda bem pequena, ela falava comigo e com meus irmãos em japonês. O tempo foi passando e chegou o momento de irmos para escola, o meu irmão mais velho teve paralisia infantil quando era bebê, caminhava com muita dificuldade, mas mesmo assim, ela fez de tudo, para que fóssemos para escola. Toda vez que ela tinha que fazer uma leitura como ler a receito de um bolo, lia suas receitas escrita em japonês, e eu sentava do lado dela para ver. Mas quando viu que eu aprendera a ler na escola, pedia para ler as receitas das caixinhas de maisena, para que ela pudesse escrevê-las em japonês. Mesmo não sabendo ler em português, foi uma mãe dedicada, não nos deixou faltar nada apesar dos tempo difíceis, comprava os livros a prestação do vendedor que passava nas casas vendendo livro, tinhamos enciclopédias, histórias de fadas era para mim, e gibis para os meus irmãos, sinto saudade do meu tempo de criança, tudo muito simples , mas com grande valor, passava horas lendo para os meus pais, as vezes ela lavando as louças na pia, e eu sentada na escada lendo para ela, isso me fazia sentir feliz.

Hoje sou professora de português, porque desde muito cedo aprendi a interagir com a leitura e escrita pelas dificuldades de meus pais.Como Rubem Alves diz em seu depoimento, a literatura é um processo de transformação da alquimia, temos que devorar muitos livros( ler muitos livros), de diversos autores, para se transformar. E foi lendo Sidney Sheldon, série reencontro, a ilha pedida, Poliana menina, A Mina de ouro, Machado de Assis, José de Alencar, Marcos Rey, Fernando Pessoa, série vaga lume, e outros que tomei o gosto pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário