domingo, 2 de junho de 2013

depoimento: Professor Nilton, "Como me apaixonei pela leitura."
Bem, é um pouco diferente minha experiência com a escrita e a leitura, lembro-me de quando era criança e aprendi a ler. Minha família era muito pobre tínhamos um colchão de casal para dividir entre três irmãos, e às vezes minha irmã menor pensava que dormia no banheiro e o xixi ficava ali mesmo no colchão, dividido por três. Quando eu comecei a ler lia de tudo, como não tínhamos livros de literatura para ler eu lia minha cartilha “Caminho Suave”, pois é, faz tempo e ainda diziam que era uma cartilha nova, o primeiro ano que estavam usando ela na escola. Eu lia tudo que conseguia uma vez o patrão do meu pai foi em casa e me viu lendo um livro que era da minha irmã ficou olhando e perguntou:
- Esta estudando para prova?
- Não.
- Ta estudando para que?
-Não estou estudando, só estou lendo.
Por ser um homem muito bondoso ele riu e disse que iria trazer presentes para mim, pensei logo em carrinhos, brinquedos, ou até uma bicicleta, dois dias depois ele chegou em casa com uma caixa, corri para ver o que era e fiquei desapontado quando vi que eram livros, já que eu esperava brinquedos. Mas comecei a ler e fui me encantando, me apaixonando, como eu estava aprendendo a ler demorei um pouco, mas quando terminei toda a coleção do JULIO VERNE, que era o presente que ele me deu, já estava terminando também a antiga segunda série. Foi incrível ter o senhor Verne me ensinando a viajar pelas 20.000 léguas submarinas, ir da terra a lua, conhecer o centro da terra e até mesmo fazer uma maquina contra Robur o conquistador, pois é eu tinha uma imaginação muito fértil, acho que foi por isso que dei tanto trabalho aos meus professores, também quem poderia impedir o Incrível Garoto que podia se transformar em qualquer coisa, eu acreditava mesmo que isso acontecia. Foram os livros, eles são culpados por hoje eu ser feliz, por adorar escrever e por querer que todo aluno se transforme pelo menos num apaixonado pela leitura, me encanto quando falo de literatura, e sempre que posso volto a ser o Incrível Garoto que podia se transformar em qualquer coisa, só que hoje a única coisa que quero me transformar é num bom PROFESSOR.

2 comentários:

  1. olá profº Milton
    gostei muito do seu depoimento,que bom, ter pessoas como você no nosso meio,parabéns! Sua história é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pela seu comentário eu sei que felizmente, eu não sou o ultimo moicano.

      Excluir